top of page
  • Foto do escritorAdriana Dias Titton

O que é FÁSCIA?

Atualizado: 19 de mar. de 2019


Um dos principais elementos de organização e estruturação do nosso corpo é a FÁSCIA. É por meio do trabalho de manipulação desse tecido que o Rolfing® Integração Estrutural possibilita níveis cada vez maiores de organização e alinhamento corporal.


Mas, o que é a fáscia?



Nas palavras de Ida P. Rolf, criadora do método de Integração Estrutural ("Rolfing: a integração das estruturas humanas"):


"Verbalmente, a fáscia é frequentemente confundida com músculo. O músculo está dentro da fáscia, como a polpa de uma laranja está contida dentro de suas paredes celulares de separação. Da mesma forma que é possível extrair-se o suco e a polpa de uma laranja e ainda ter-se um receptáculo que retenha sua forma, também seria possível (pelo menos em teoria) remover-se a polpa muscular de um corpo de seu invólucro fascial, deixando sua forma externa relativamente intacta. O músculo é uma unidade altamente contrátil e pronta para reagir; a fáscia já não é assim. Como camada protetora, tem que ser mais estável. No sistema miofascial como um todo, cada músculo, cada víscera, está encapsulado em seu próprio invólucro fascial. Os invólucros, por sua vez, fazem parte de um tecido ubíquo que sustenta e envolve, une e separa, todas as unidades funcionais do corpo. Finalmente, essas camadas fortes, elásticas também formam um envoltório superficial que serve de recipiente e suporte restritivo para todo o corpo - esse envoltório é a chamada fáscia superficial que fica logo abaixo da pele.


(...) À luz da Integração Estrutural, a fáscia forma um tecido intrincado coextensivo ao corpo, fundamental para o corpo, fundamental para seu bem-estar, fundamental para seu desempenho."


Imagem: Projeto de Plastinação da Fascia (um projeto cooperativo da www.fasciareserachsociet.org, www.fasciaresearch.de e www.plastinarium.com)

165 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Um corpo em transformação

Gosto de me dar conta de que nosso corpo é realmente um organismo vivo, uma estrutura dinâmica que está constantemente se transformando.

bottom of page