top of page

Rolfing® Integração Estrutural e Movimento

O que é?

menino Rolfing.jpg

Método de terapia corporal em que o terapeuta utiliza o toque, o estímulo à autopercepção e a consciência do movimento para mobilizar a fáscia (tecido de estrutura do corpo) e, desta forma, restabelecer um maior nível de organização e alinhamento do corpo do seu cliente na gravidade, melhorando sua postura, a fluidez dos movimentos e reduzindo dores.

É um processo com começo, meio e fim, de aproximadamente 15 sessões, nas quais, progressivamente, terapeuta e cliente vão descobrindo juntos os padrões de estrutura e movimento do corpo do cliente na relação com a gravidade, reorganizando os tecidos (a “roupa miofascial”) para um maior nível de alinhamento, organização e mobilidade do corpo, e explorando novas possibilidades de movimento que tragam maior bem-estar. Para tanto, o terapeuta mescla no seu trabalho o uso do toque (manipulação do tecido, da “roupa” miofascial para liberação de fixações e maior homogeneidade dos tecidos e equilíbrio das tensões), a exploração de movimentos cotidianos do cliente (da forma como a pessoa costuma fazê-los e também experimentando novas formas mais econômicas e eficientes) e o exercício de tomada de consciência por parte do cliente das sensações e significados atrelados aos seus padrões de postura e movimento – novos e antigos.

Rolfing® Integração Estrutural e Movimento

A quem se destina?

menino Rolfing.jpg

 

 

  • Todos/as

  • Gestantes

  • Cirurgias, fraturas, acidentes e cicatrizes​

  • Envelhecimento​

  • Dores e lesões 

  • Má postura​

  • Consciência corporal

  • TODOS/AS: Assim como um sapato que vai ganhando a forma do pé e da pisada conforme é usado, nossa fáscia também vai ganhando uma forma e um contorno particular para cada pessoa, de acordo com seus padrões de postura, movimento, emocionais e relacionais. Este é um processo natural mas que, ao longo do tempo, tende a gerar regiões de desconforto, sobrecarga, tensão, aderência, lesão, dor. Como o Rolfing® IE restabelece o nível de organização e alinhamento do corpo, é indicado para todos aqueles/as que desejam suavizar essas marcas e compensações que surgem no corpo ao longo da vida, prevenindo o surgimento de dores e lesões.

  • Às GESTANTES: Ao longo da gravidez, conforme o corpo vai se ajustando às mudanças estruturais - como posição e abertura da região pélvica, curvatura da lombar, aumento do volume e peso da barriga, por exemplo - é comum surgirem desconfortos e dores resultantes da nova sobrecarga nessas regiões. A partir do 4o. mês de gestação, o Rolfing® IE pode ser um importante aliado para ajudar o corpo a adaptar-se de forma mais harmoniosa a essas mudanças, afinal, a cada dia o eixo de equilíbrio do corpo precisa se ajustar para encontrar um novo lugar de equilíbrio. 

  • CIRURGIAS, FRATURAS, ACIDENTES e CICATRIZES: Cirurgias e acidentes - pequenos ou grandes - provocam mudanças na organização da estrutura do nosso corpo. Articulações podem ter seu alinhamento alterado, lesões de tecido podem acontecer, bem como regiões de maior aderência (causadas por hematomas e cicatrizes) podem surgir. Essas alterações progressivamente levam o corpo a fazer compensações que, por sua vez, prejudicam nosso alinhamento e organização corporal, podendo gerar a curto, médio ou longo prazo dores e lesões. Nas sessões de Rolfing® IE é possível intervir nessas alterações de tecido (cicatrizes e aderências, por exemplo) e restabelecer um maior nível de organização e alinhamento corporais, minimizando os riscos de sequelas futuras e aumentando o conforto e a fluidez dos movimentos.

  • ENVELHECIMENTO: À medida que envelhecemos, é fácil perceber mudanças em nossa postura, flexibilidade e movimento. Tendemos a ficar mais curvados (porque todos os nossos padrões posturais vão se acentuando sob o efeito da gravidade), menos flexíveis e com mais restrições e instabilidade no movimento - mesmo os mais simples, como o caminhar. Por nos ajudar a restabelecer níveis maiores de alinhamento e organização corporais, o Rolfing® IE tem a capacidade de suavizar esses efeitos do tempo, melhorando nossa postura e mobilidade, propiciando maior qualidade de vida.

  • DORES e LESÕES: As dores, apesar de desconfortáveis, tem uma importante função, pois são sinalizadoras de que algo não está bem. Quando mantemos por tempo prolongado uma "má postura", por exemplo, podemos começar a sentir dores e desconfortos: tensão muscular, cansaço físico, amortecimento ou formigamento, pinçamentos. Esses são avisos de que aquele arranjo postural, aquela forma do corpo se alinhar para se sustentar e se movimentar, está gerando sobrecarga em algumas regiões. Se esse mesmo padrão se mantém ao longo do tempo, o que era uma sobrecarga pode se tornar uma lesão. Então, na visão do Rolfing® IE, procuramos investigar e entender a origem da dor ou da lesão porque, quando ela decorre de uma desorganização ou desalinhamento corporal, podemos melhorar essa condição, diminuindo as sobrecargas existentes e, consequentemente, proporcionando ao corpo melhores condições para curar a lesão e o desaparecimento da dor.

  • MÁ POSTURA: Há vários fatores que nos levam a assumir e manter determinadas posturas, tais como a imitação (muitas vezes inconsciente) dos nossos padrões familiares, os tipos de atividade que realizamos de forma prolongada, o quanto nos  exercitamos ou não, a forma como nos sentimos nas situações e na relação com as pessoas, entre outros. Conforme mantemos essas posturas de uma forma constante, nossos tecidos - em particular a fáscia, que é o tecido que conecta e mantém a posição e relação entre todas as estruturas do nosso corpo - vão se acomodando nessa forma e nessas relações. Com o tempo, algumas dessas posturas começam a nos incomodar, seja porque geram dor ou desconforto, ou porque esteticamente não nos parecem bonitas. Aí, tentamos "corrigir", mas não conseguimos, porque para isso seria necessário manter a atenção nessa correção (mas, na vida diária, precisamos da nossa atenção livre para outras atividades) ou porque cansa (porque estamos tentando fazer essa correção por meio de tensões musculares, que mais desorganizam o nosso corpo do que ajudam a organizar). Então, o que fazer? Para restabelecer uma postura mais alinhada e confortável, é necessário mobilizar a fáscia para que ela possa se acomodar de novas formas, gerando novas relações no corpo e uma postura que se sustenta com menos esforço e mais alinhada com o eixo da gravidade. É o que o Rolfing® IE faz.

  • CONSCIÊNCIA CORPORAL: Muitas vezes sentimos desconfortos ou dores no corpo que nos assustam, porque não sabemos por que elas estão presentes, o que de errado está acontecendo. Conforme aumentamos nosso conhecimento sobre nós mesmos e nossa consciência corporal, alguns desses fenômenos que pareciam misteriosos vão se tornando mais claros e compreensíveis, diminuindo nosso medo e ansiedade. O Rolfing® IEpode ser uma poderosa ferramenta que nos ajuda a nos reconectar com nossas sensações corporais, reconhecer e entender nossos padrões posturais e de movimento e suas relações com nossos desconfortos e dores, assim como também com nosso bem estar.

bottom of page